Os artilheiros que ficaram ainda mais matadores depois dos 30 anos, a trágica morte de Andrés Escobar depois da Copa de 94 e a origem do dinheiro dos times da China são os temas da terceira edição d’A Chapelaria!
E tem mais: Brasil hepta da Copa América feminina, camisa comunista da seleção brasileira, gol contra de placa, o gol mais bonito da história da Copa, jogador desempregado com perfil no Linkedin e a ponte Brasil-China via Amazonas.
Download | Spotify | SoundCloud | iTunes | Feed
A conquista invisível

O ótimo texto sobre o título da seleção feminina na Copa América (ignorado pela imprensa tradicional) publicado pelo blog Dibradoras pode ser lido clicando aqui. Publicamos nesta edição do podcast uma entrevista com a Renata Mendonça, autora desta análise. O papo rendeu bastante, mas pra caber direitinho no programa, tivemos que dar uma resumidinha na entrevista. A íntegra da conversa do Lucas Alencar com a Renata pode ser ouvida aqui:
Ah! Como a Renata disse na entrevista, a CBF foi a única a transmitir alguma coisa do torneio pro público brasileiro. No Youtube da confederação tem bons vídeos e entrevistas com as jogadoras. Destacamos este aqui sobre a conquista:
Lado errado
O golaço contra na partida entre Yeovil Town e Notts County, você confere logo abaixo. Antes disso, apenas uma correção: a gente disse que o nome do lateral que marcou contra a própria meta é Alex Fisher, mas erramos. Alex Fisher foi o jogador do Yeovil que fez o único gol do time na derrota por 2 a 1. O lateral artilheiro ao contrário chama-se, na verdade, Tom James. Perdão! Agora aprecie essa pintura:
Efeito Benjamin Button

Como prometido na reportagem, aqui estão os números de mais alguns goleadores, além daqueles apresentados na matéria. Confira:
Obra-prima entre obras-primas

Falamos sobre a votação organizada pela Fifa que elegeu o gol mais bonito da história da Copa do Mundo. O vencedor foi o mexicano Manuel Negrete, na Copa de 86. Então aqui vai uma sequência de vídeos: o gol de Negrete, o gol do brasileiro Eder, contra a URSS, em 1982 (vice-campeão da eleição) e os gols do sul-africano Tshabalala, em 2010 (preferido do Fernando Bumbeers), e de Diego Armando Maradona, na final da Copa de 1986 (preferido do Lucas Alencar).
Canarinho vermelho?

Essa aí acima é a camiseta criada pela designer Luisa Cardoso dos Anjos e pela amiga dela, a socióloga Marcela Sathler. Quem se interessou em torcer para o Brasil na Copa de 2018 vestido de vermelho, pode comprar a camiseta aqui.
Assim como a entrevista da Renata Mendonça, do Dibradoras, precisamos resumir um pouco a entrevista que o Fernando Bumbeers fez com a Luisa. Portanto, se você veio atrás do papo completo, aqui está!
Tragédia à colombiana

Antes de mais nada, esse foi o gol contra marcado por Andrés Escobar contra os Estados Unidos, na Copa de 94:
Além disso, tem esse ótimo documentário sobre o assassinato dele, com várias entrevistas com ex-colegas, como Faustino Asprilla e René Higuita:
O outro documentário que o Fernando Bumbeers citou na apresentação do programa chama-se The Two Escobars e pode ser encontrado por aí na internet. A gente vai deixar um link aqui, mas como é uma coisa meio piratinha, pode ser que não esteja disponível futuramente.
Em 2016, antes que o Atlético Nacional conquistasse o título da Libertadores, o Globo Esporte publicou essa matéria detalhando a relação de Pablo Escobar com o time e com a seleção colombiana.

CV atualizado!

Se você achou que era mentira aquele papo sobre o Zaccardo ter criado um perfil no Linkedin após ficar desempregado, provaremos que é verdade: aqui está o perfil dele!
A verdade é que, apesar de ter jogado no Milan e em outros clubes tradicionais da Itália, antes dessa ideia mirabolante, Zaccardo era mais conhecido por um gol contra que marcou na Copa do Mundo de 2006, diante dos Estados Unidos.

Grana chinesa

E um infográfico pra contextualizar o gasto desmesurado dos chineses com o futebol: uma comparação do dinheiro investido em transferências na Super Liga Chinesa e em outros campeonatos nacionais ao redor do mundo, na temporada 2016/2017:
Negócio da China

Aquela história sobre uma empresa chinesa que decidiu comprar o Nacional do Amazonas, a gente leu no Lance! Nessa reportagem tem detalhes sobre a transação e uma entrevista com o presidente que assumiu o time após a negociação com os chineses!
C’est fini
É isso! Essa foi a terceira edição do podcast A Chapelaria. A quarta edição vai ao ar no dia 15 de maio, daqui a duas semanas.
Enquanto isso, nos mandem comentários! O mais legal mesmo vai ser receber um áudio seu no nosso Whatsapp, assim você participa diretamente da conversa que vai acontecer no início do próximo episódio. O tema é livre! Nosso número é (11) 9494-88400. Até mais!